A tendência dos lenços.

postado por: ohcarol - 28 de janeiro de 2019

Confira!

 

Lenços são pedaços quadrados de tecidos que podem ser usados para o adorno do pescoço, cabeça ou, até mesmo, como peças de roupa. É mais comum vê-los nas ruas quando as temperaturas caem, já que servem como uma proteção contra o frio e o vento. Mas, como são geralmente confeccionados de panos mais leves – ao contrário dos cachecóis e echarpes – como seda, cetim e algodão, é possível criar combinações com a peça também no verão. Audrey Hepburn e Grace Kelly que o digam. Ambas eram adeptas do uso do lenço ao redor do rosto com um belo – e máxi – óculos de sol para finalizar. Bem setentinha!

A origem

 

No início, o uso dos lenços por mulheres não era algo estético, mas funcional. A história da evolução do acessório está ligado à força feminina de trabalho. Eles eram usados por trabalhadoras rurais para proteger os cabelos da terra e do vento; e na era industrial serviam para evitar que os fios entrassem em contato com as máquinas e originassem acidentes. E não é só isso. O lenço também está intimamente ligado a algumas convenções sociais do passado (embora algumas ainda persistam até os dias de hoje). Eles podem ser utilizados para cumprimentar alguém, para limpar as mãos ou a face do suor, enxugar as lágrimas ou, ainda, assoar o nariz. Embora as versões de papéis tenham se tornado as favoritas no último quesito.

 

Roupas com tecidos de lenço

Graças à sua versatilidade, os lenços podem ser encontrados de diversas cores, tamanhos e com ou sem estampas. Aliás, este último foi bastante explorado nas passarelas nacionais e internacionais das últimas semanas de moda e se estabeleceu como uma grande tendência no cenário fashion. Na Paris Fashion Week de verão, por exemplo, grifes como Chloé e Paco Rabanne apresentaram vestuários confeccionados com o tecido de lenço e de caimento amplo. Os vestidos foram os mais lembrados pelos estilistas. E a estampa? A la patchwork, ou seja, aquela que lembra um trabalho artesanal que consiste na união de sobras de retalhos.

 

Prender e enfeitar os cabelos

 

            Considerada a tendência favorita das famosas para os dias mais quentes, os lenços fizeram, fazem e continuarão a fazer a cabeça das fashionistas por aí. Eles podem ser usados como uma faixa, amarrados junto com o penteado – rabo-de-cavalo, coque ou trança – e, ainda por cima, ao redor do rosto como as artistas do passado (alô, Hepburn!). A atriz Bruna Marquezine, por exemplo, usou o acessório como uma faixa de cabelo em sua passagem por Fernando de Noronha, no Réveillon de 2018, finalizando com um laço na parte de cima. O resultado tem um “quê” de retrô e fica bem feminino. Já a blogueira Thassia Naves finalizou o seu coque alto com um lenço da tonalidade de seu biquíni. Neste caso, sofisticação foi a palavra.

 

            Por último, e não menos importante, está o uso dos lenços ao redor do pescoço. Essa talvez seja a forma mais tradicional de se usar este acessório. Mas enganam-se aqueles que acreditam que é só isso. Não e não. Tudo vai depender, é claro, do tamanho do tecido, mas é possível variar nas formas de amarração e conquistar efeitos diferentes com a mesma peça. Ao prendê-lo bem justinho ao pescoço, por exemplo, ele proporciona um toque retrô e adiciona personalidade, conquistando uma impressão equivalente ao de uma choker. Ao deixar as pontas do lenço soltar e caídas no por cima do colo ou das costas, você alonga a silhueta e proporciona sofisticação.

 

Extra! Pulseiras!

 

Mas como? Isso mesmo, os lenços são tão versáteis que podem, inclusive, fazer às vezes de pulseiras. Ao enrolar o acessório no pulso deixando-o bem justinho e sem pontas soltas (ou com um laço), o resultado é uma peça Statement, aquela que sozinha tem o poder de segurar todo o look. Isso porque é uma forma atípica de incluir a peça no look e, além de chamar mais a atenção, dá um toque de informação e atitude para a produção final. Por isso, é aconselhável optar por um vestuário mais sóbrio – como uma t-shirt lisa e jeans – para a combinação não pesar. Se a paleta de cores das roupas for mais puxada para a neutra, pode-se ainda investir em um tecido estampado no pulso.

 

Em bolsas

 

Sabe aquela bolsa que você não usa há anos? Ou aquela outra que você ama mas que a alça já está desgastada? Os lenços podem ser suas salvações. Isso porque é possível usar o tecido para dar um upgrade no acessório sem grandes dificuldades, no maior desafio do it yourself (ou faça você mesmo). A primeira forma – e mais tranquila – é amarrar o lenço em um dos lados e, com isso, já dar um chame a mais para a peça, atualizando-a. O segundo jeito é revestir – ou até mesmo substituir – a alça da bolsa com um lenço. Para não ter erro vale combinar – e tentar equilibrar – as tonalidades envolvidas entre os acessórios. Pode, inclusive, investir em estampas da moda e sempre deixar a bolsa atualizada para a temporada..

 

Como cintos

 

A versatilidade do lenço permite ainda o seu uso como cinto. Você pode usá-lo para realmente segurar as suas roupas – calças, saias ou shorts – no lugar certo ou para acinturar uma produção. Esta última valoriza a silhueta – afinando-a – e dá um toque feminino para o visual. A diferença com um cinto tradicional é que o tecido proporciona um toque romântico e feminino. Outra vantagem é a possibilidade de escolha na espessura e da finalização. Você que decide se quer um “cinto” mais fino ou mais largo e se vai esconder a amarração no próprio tecido ou terminar em um laço.

 

Como roupas

 

Mas já não foi essa categoria? Não. Além de existirem roupas com tecidos semelhantes ou de lenço, como o tópico lá em cima,, é possível ainda criar peças a partir do acessório. Tops, blusas e saias são exemplos disso e a internet está cheia de tutoriais do que se pode conquistar com uma ou duas peças e algumas amarrações. A maioria das opções são perfeitas para o verão, já que deixam os braços de fora e possuem recortes que mostram a pele. O toque “faça-você-mesmo” deixa o visual despojado e descontraído, ideal para ocasiões informais.

 

 

 

Promoções
e Novidades

Receba no seu email, todas as ultimas novidadas e tendências em jóias.