Beleza e proteção

postado por: ohcarol - 20 de março de 2018

Descubra o significado do olho grego e saiba como utilizá-lo.

O olho grego, olho místico ou até mesmo olho azul como é conhecido se popularizou no Brasil como uma espécie de amuleto protetor. Apesar do nome associado a uma das civilizações mais influentes do mundo ocidental, a origem mitológica dessa pedra se deu ao lado da Grécia, na Turquia.

Na cultura turca, essas pequenas contas azuis são conhecidas como Nazar, termo que pode ser traduzido como grinalda do olho mau e representa visão, vigilância e atenção. Sua função principal é proteger nossos corpos e mentes dos males causados pelo mau olhado e pela inveja. Apesar de pequenas, as pedrinhas azuis são muito poderosas, absorvendo tudo para dentro do material, evitando que atinja o usuário.

Feitas em vidro, as pedras de olho grego podem ser encontradas em dois formatos, sendo um deles formado por círculos concêntricos e o outro pela forma de lágrima nas cores azul escuro, branco, azul claro e preto, com bordas eventualmente douradas ou amarelas. O formato redondo é o mais popular pois permite que as joias e itens que o utilizem tenham design mais harmônico e sofisticado.

Encontrado como símbolo de proteção tanto em sociedades budistas, hindus e muçulmanas, quanto em povos judeus e cristãos, essas pedras não possuem significado religioso, mas são um item com forte espiritualidade. Sem nenhuma relação com religiões, as peças simbolizam espiritualmente os olhos, sendo eles as janelas da alma. Qualquer cultura que acredite em energias ou em uma dualidade entre bem e mal sabe que ambos não são coisas físicas, podendo ser criados com apenas um olhar. Nessa visão, os olhos são tanto a janela da alma, quanto a janela do mundo, sendo o ponto de partida para qualquer tipo de energia. Se não é necessário um toque para que o mal olhado nos atinja, bastando apenas um pensamento ou olhar, o olho grego representa nossos olhos sempre abertos e voltados para os olhos ruins, evitando que esses cheguem até nós.

Utilizado ao redor do mundo em decorações e artigos para casa, o olho grego chega ao mundo das jóias por uma razão: assim como devemos proteger nossos lares, é importante nos manter protegidos da inveja em qualquer lugar. Por isso, utilizar um colar ou pulseira de olho grego permite que toda a energia negativa recebida seja transformada em positiva e devolvida a quem desejou ou transmitiu o mal. Mais do que absorver e guardar, esse amuleto é um símbolo de sorte que permite que a energia circule e forme um ciclo de transformação que traz coisas boas para quem o utiliza.

Como usar o olho grego?

Além de  possuir um significado espiritual incrível, o olho grego possui uma beleza sem igual. A pedra azul pode ser utilizada em anéis, colares, pingentes, pulseiras  e até mesmo em tornozeleiras, permitindo que você mostre toda a sua beleza e esteja protegida de qualquer inveja.

Sendo uma daquelas tendências que nunca sai de moda, as joias com olho grego podem ser utilizadas em qualquer ambiente e ocasião, basta saber como combiná-las com o restante do visual. Por possuírem um azul único, as joias podem ser combinadas tanto com tons dourados como prateados, ganhando maior destaque nos tons de pele mais quentes. Se você deseja caprichar no visual para uma ocasião especial, vale a pena investir em uma peça que utilize o olho grego com brilho e pedrarias em tons parecidos. Para arrasar no dia a dia, a dica é utilizá-lo como destaque, dando preferência a acessórios complementares mais finos e discretos.

Cuidados com o olho grego

Eventualmente as pedras podem se partir durante o uso, simbolizando uma grande quantidade de negatividade que não pode ser transformada. Você pode evitar que isso ocorra colocando periodicamente seus acessórios em um pote com sal grosso para retirar as energias negativas absorvidas pelo olho grego.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre nossos acessórios? Aproveite para conhecer nossas jóias geométricas, argolas e muito mais!

Promoções
e Novidades

Receba no seu email, todas as ultimas novidadas e tendências em jóias.