Carnaval 2019!

postado por: ohcarol - 21 de janeiro de 2019

O que vai bombar neste ano.

 

 

Lantejolas, plumas, penas, fitas, paetês, bordados, miçangas, babados e pedrarias. Tudo é moda, tudo é tendência em época de Carnaval. Vale misturar cores e estampas; e, até mesmo, vestir moda-praia no asfalto. Embora as fantasias sejam as principais atrações da festa, os acessórios são os itens essenciais em qualquer produção. Seja ela para o bloco de carnaval, para o trio elétrico, para a matinê ou para as areias da praia. Além de complementar os visuais adicionando informações, eles são – às vezes – úteis, podendo proteger do sol e guardar os pertences. Portanto, algumas categorias são exclusivamente para o glamour e outras para o conforto. Se junta as duas, a folia fica bem mais estilosa, divertida e, por que não, consciente.

 

Anéis, brincos, colares e pulseiras

 

Os acessórios mais comuns no dia-a-dia das pessoas também são queridinhos nas épocas festivas. Com o Carnaval não seria diferente. Anéis, brincos, colares e pulseiras fazem parte de quase todos os tipos de fantasias e produções, seja para acrescentar informação ou para roubar o protagonismo do look. Afinal, algumas peças se tornaram tão icônicas em determinadas celebridades e personagens que, para reproduzi-las, é necessário incluir um dos itens no visual. Como o colar de pérolas de Holly Golightly, interpretada por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffanny’s, 1961), ou o bracelete da Cleópatra de Elizabeth Taylor (Cleópatra, 1963).

 

Fantasias

 

A criatividade do povo brasileiro em época de Carnaval não pode – e não deve – ser subestimada. Portanto, não há como identificar as principais tendências no mundo das fantasias para 2019. Celebridades, personagens famosos e até memes que circulam a internet costumam ser alvos dos foliões. Sem contar as produções mais combativas que tem como objetivo criticar ou satirizar o atual cenário político-econômico. No ano passado, por exemplo, unicórnios, sereias, heroínas e fadas ganharam destaque. Por isso que neste ano, não se pode nem imaginar. O bom é que o Carnaval brasileiro não dura – e ainda bem! – apenas um dia, então você pode criar e abusar de diferentes trajes ao longo da festa.

 

Pochetes

 

      Independente da sua opinião sobre as polêmicas pochetes, é inegável a praticidade que ela oferece ao usuário. Outro ponto positivo do acessório é que ele guarda os pertencentes junto ao corpo, o que garante não só a comodidade de deixar os braços e ombros livres para dançar a pular, mas também proporciona uma certa “segurança” em meio às multidões. Vale ressaltar ainda que a pochete – que teve seu auge nos anos 90 – está com tudo nos dias de hoje. É vista com frequência no look de celebridades e influenciadores, além de passarelas nacionais e internacionais. É possível camuflá-la no meio da fantasia ou simplesmente colocar uma cor completamente diferente para desassociá-la completamente do look.

 

Viseiras

 

A cantora Anitta já usou e abusou desses acessórios em shows e na capa da revista de moda Marie Claire brasileira. Febre dos anos 80, a viseira não ganhou só espaço na temporada de verão como fez também a cabeça de grandes grifes internacionais como a Dior e a Burberry. Mais confortáveis e frescas para se usar nas altas temperaturas, elas são apostas certeiras do carnaval deste ano como foram na moda verão. Principalmente os modelos que possuem a aba transparente e colorida. Tão polêmica como as pochetes, adicionam também um toque esportivo e divertido para o visual. Vale usar em bloquinhos de rua ou nas areias da praia. Só não pode dispensar o uso de filtro solar.

Tiaras

 

Cada Carnaval renova o protagonismo delas: as tiaras. Versáteis, são passíveis das mais diversas formas de personalização. Com flores, é possível alcançar um toque de Frida Kahlo. Estrelas são referências ao zodíaco. Um chifre pode ser alusão à moda de unicórnios. Conchas são a cara do

sereísmo. Frutas e voilà, chegou a Carmen Miranda. É possível encontrar os acessórios já prontos para a folia em lojas populares, de departamento ou na internet. Vale ainda arregaçar as mangas e se jogar do famoso do it yourself (ou, faça você mesmo). No fantástico mundo do Pinterest é fácil achar zilhões de referências. É quase impossível não achar uma de acordo com a sua fantasia.

 

Máscaras

 

Esses acessórios são utilizados pelo homem desde os primórdios das civilizações, tanto no Ocidente quanto no Oriente. Repleta de significações sociais e espirituais, as máscaras como conhecemos – e usamos – hoje talvez tenha sua origem nos tradicionais bailes de máscaras europeus, também chamados de Bal Masqué. O objetivo da peça era esconder a identidade do usuário permitindo assim o extravaso de impulsos que antes eram contidos pelas normas sociais. Hoje é possível encontrá-las de diferentes modelos, cores e acabamentos. Existem até mesmo versões inspiradas em super-heróis. Além de ter tudo a ver com a festa, as máscaras dão aquele toque de mistério para aqueles que gostam de brincar com o anonimato.

 

Glitter

 

            Não é exatamente um acessório, mas está presente em todos os outros. Afinal, quando pensamos em Carnaval, o glitter é uma das primeiras palavras que vem à mente. Sejam nas roupas, nos complementos ou na maquiagem, vale investir em anéis, brincos, colares, pulseiras, fantasias, pochetes, viseiras, tiaras e máscaras com o detalhe brilhante. Ao mesmo tempo que dá destaque para a produção, pode ser usado normalmente em qualquer ambiente vinculado à folia – dos blocos até às festas de gala – sem causar estranhamento. Isso justifica a inclusão desse item na lista de tendências do Carnaval 2019. Afinal, é a festa do povo, única época do ano em que se jogar no glitter é quase que uma obrigação.

 

Respeito

 

            Não é necessariamente um acessório, mas sim uma atitude que visa melhorar o ambiente festivo. O Carnaval brasileiro é uma das principais festas do país e atrai milhões de pessoas para as ruas, salões, praias e sambódromos. E isso quer dizer mulheres, homens e crianças. Não é justo que uma parte delas (ou mais da metade, para sermos mais exatos) não possa aproveitá-la integralmente. Com isso, o último “acessório” da lista do Carnaval – para fechá-la com chave de ouro – é o respeito. Pelos outros e por nós mesmos. Independente de gênero, etnia ou orientação, o que todos querem é guardar na memória bons e divertidos momentos de folia. Para isso, é necessária a colaboração de todos.

Promoções
e Novidades

Receba no seu email, todas as ultimas novidadas e tendências em jóias.